Seguro Agrícola – O que você precisa saber antes de contratar

Compartilhe:

A agricultura é uma das atividades rurais que mais possui risco, e por tal razão, o produtor rural, para se proteger de eventuais prejuízos deve contratar um seguro para proteger sua produção, de modo a não comprometer sua atividade comercial, sua propriedade rural, e consequentemente seu futuro.

O objetivo do seguro rural é proteger a produção agrícola do produtor rural, de modo a realizar o pagamento ao mesmo, em caso de perda (total ou parcial) de sua produção, permitindo com que o produtor possua recursos suficientes para plantar na próxima safra.

Há diversas modalidades de seguros agrícolas, dentre elas se destacam:

  • Seguro de Produtividade e Custeio: Tem como objetivo cobrir as despesas de custeio da lavoura, de modo que se a colheita não tiver a produtividade garantida na apólice, o produtor rural receberá o valor previsto em contrato, que será suficiente para pagar pelo crédito bancário utilizado ao custeio de sua lavoura, permitindo assim com que o mesmo possa obter crédito rural com a instituição financeira que lhe concedeu crédito;
  • Seguro de Produção: Este seguro visa segurar a produtividade esperada no momento da contratação, que, caso não aconteça conforme esperado, o produtor terá o direito de acionar o seguro e evitar prejuízos causados por uma produção menor que o esperado;
  • Seguro Faturamento ou Receita: Este seguro funciona como o seguro produção, com o diferencial de que ele cobre inclusive “prejuízos” referente ao preço do produto no mercado futuro, de modo que, além de abranger prejuízos com a quantidade inferior a esperada, ele também protege o produtor de uma eventual redução do valor do produto no mercado futuro, sendo, portanto, o seguro mais indicado ao produtor rural.

O valor do seguro contratado irá depender do risco envolvido à seguradora, de acordo com o valor da cobertura, eventos a que a produção será exposta, e a região em que a atividade será desempenhada, de modo que quanto mais proteção oferecer ao produtor rural, maior certamente será o valor do prêmio do seguro (valor pago pelo produtor rural pelo seguro).

Contratando o seguro adequado, o produtor rural estará protegido contra as adversidades do seu negócio. Caso não se sinta seguro em contratar um seguro sozinho, contrate um advogado para que lhe acompanhe à seguradora para esclarecer eventuais dúvidas sobre o seguro a ser escolhido, bem como para que não seja surpreendido no futuro com algo que não ficou bem entendido por causa do linguajar jurídico do documento.

Um produtor protegido não corre riscos desnecessários.

6 comentários em “Seguro Agrícola – O que você precisa saber antes de contratar”

    1. Bom dia Sr. Anderson. Pode compensar sim, a depender das peculiaridades do seu caso. Este ano as plantações de milho foram bastante afetadas por eventos climáticos.
      Caso tenha interesse em conversar sobre seu caso pode entrar em contato pelo telefone (67) 3326-2476. Este número apesar de ser fixo também tem whatsapp.
      Abraço!

  1. Marcilio Jose Rodrigues Rocha

    Boa noite.Li sua materia e gostei muito. Sou um pequeno agriculto .Fis uma operaçao finamceira com o banco do Brasil, para comprar um trator de pequeno porte e umas vacas enos dias de hoge o banco estar min cobrando o seguro da agrcultua fanilar. O que gostairia se iso elegal. Desculpa pelos erros da esgrita

    1. Bom dia Sr. Marcilio. O banco não pode vincular um empréstimo para o senhor à contratação de um seguro do próprio banco, pois isso é caracterizado como venda casada. De qualquer forma, há liberações de crédito onde a contratação de seguros é obrigatória, no entanto o senhor pode contratar este seguro em outro banco ou outra seguradora. Para saber se este é o caso do senhor nós teríamos que analisar seu contrato. Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Abraço!

  2. Boa tarde, gostaria de saber se o seguro cobre uma plantação de 25 mil hectares para plantação de soja. O custo estaria em torno de 100 milhões. Aguardo a resposta.

    1. Bom dia Sr. Pedro Henrique. Com certeza há seguros que cobrem uma plantação deste tamanho, inclusive há várias modalidades de seguro para plantação de soja. Há seguros que garantem a produtividade, outros somente o custo bancário da operação do plantio, e há ainda seguros que cobrem uma expectativa de preço futuro. Recomendamos que o senhor faça um orçamento com algumas seguradoras para ver o que melhor protege sua plantação. Nós somos um escritório de advocacia e não comercializamos seguros agrícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.