Provenzano Advogados
  • Início
  • Quem Somos
  • Áreas de Atuação
  • Blog
  • Depoimentos
  • Fale Conosco
por Provenzano Advogados

Seguro Rural, tudo que o produtor deve saber

Seguro Rural, tudo que o produtor deve saber
por Provenzano Advogados
Compartilhe

Saber usar o seguro é tão importante quanto ter.

No ano de 2021, diversas lavouras foram atingidas por intempéries climáticas. O milho safrinha foi uma das culturas mais atingidas não só pela estiagem, mas também por geadas, especialmente nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Uma parte dessas lavouras possuía seguro, o que não livrou o produtor de ter dor de cabeça com a perda da safra, pois algumas seguradoras negaram o pagamento da indenização de modo indevido, o que não só prejudicou financeiramente os produtores, mas principalmente quebrou a confiança na ferramenta “seguro rural”, que é um dos mecanismos mais eficientes para manutenção da atividade do produtor rural, ainda que haja frustração da safra.

Para não ter o direito ao recebimento da indenização frustrado por uma recusa indevida da seguradora, é importante entender algumas das etapas do seguro, e responder algumas das perguntas mais frequentes dos produtores:

QUAIS CUIDADOS DEVO TER EM CASO DE SINISTRO?

  1. Informar imediatamente a seguradora no caso de evento que possa acarretar num sinistro iminente;
  2. Fazer tudo que está ao alcance do produtor para evitar ou ao menos diminuir as perdas em decorrência do sinistro;
  3. Caso haja a necessidade de realizar a colheita antes da fase prevista em contrato, JAMAIS realizá-la sem uma autorização por ESCRITO da seguradora, caso contrário perderá o direito à indenização;
  4. A seguradora enviará técnicos para realizar um levantamento dos prejuízos, que será redigido em documento próprio e que deverá ser assinado pelo produtor rural ou seu representante. Caso o produtor discorde de algo que está no documento, ele deve colocar suas ressalvas no próprio documento, caso contrário, ele aceitará tudo que ali está escrito;
  5. Em caso de recusa ao pagamento da indenização, exija a vistoria de outro avaliador da seguradora;
  6. Faça a constatação de suas perdas com laudos técnicos particulares, pois isso será útil como prova num eventual processo judicial;
  7. Guarde todos os documentos referentes à lavoura: romaneios, recibos, notas de insumos, laudos agronômicos, etc.

QUAIS AS JUSTIFICATIVAS MAIS USADAS PELAS SEGURADORAS PARA NEGAR A INDENIZAÇÃO?

  • Descumprimento da Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático);
  • Realizar a colheita sem a autorização da seguradora;
  • Informar tardiamente a ocorrência do sinistro;
  • Evento climático não coberto pela apólice;
  • Produtor realizar procedimentos que agravam ainda mais o sinistro;
  • Não comunicação de alteração da área plantada;
  • Falta de documentação;

Ainda que haja previsão na apólice para negar o pagamento da indenização nos casos acima, a justiça tem determinado com que diversas seguradoras paguem a indenização porque nem sempre tais fatos contribuíram de modo decisivo para ocorrência do sinistro, de modo que o pagamento da indenização tem sido determinado por diversos juízes.

Por ser a parte mais vulnerável num contrato de seguros, o produtor rural pode se utilizar dos benefícios do Código de Defesa do Consumidor, de modo que a seguradora terá que provar no processo, que houve falha por parte do produtor, e que esta falha foi determinante para negar a indenização, caso contrário certamente a seguradora deverá arcar com os custos e indenizar o produtor.

Portanto, caso a seguradora negue o pagamento da indenização, fique atento, pois o prazo para entrar com a ação é de apenas 1 ano a contar da negativa da seguradora em realizar o pagamento da indenização. Exerça seus direitos e contribua para o avanço do agronegócio no Brasil.

Artigo anteriorTodos são iguais perante a lei. Será?Próximo artigo Contrato Built to Suit (Construído para Servir)

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#acaojudicial #advocacia #agronegocio #artigo #danosmorais #direitoagrário #direitodoconsumidor #emprestimo #imovel #judiciario #Justiça #lei #leis #pensaoalimenticia #produtorrural #SeguroRural cartão de crédito contrato covid-19 dano moral direito direito agrário direito bancário direitodafamilia Direito do Consumidor direitos divórcio empréstimo consignado extravio de bagagem família fraude golpe indenização jurídico negativa do seguro pandemia pensão Plano de saúde problema com seguro seguradora seguro seguro rural seguros servidor público trabalho

Informação de contato

Rua Jurema, 140 – Vila Rica Campo Grande – MS, CEP 79022-190
(67) 3326-2476
leandro@provenzano.adv.brprovenzano.adv.br

Redes Sociais

© 2018 - 2024 Provenzano Advogados. Todos os direitos reservados.