Provenzano Advogados
  • Início
  • Quem Somos
  • Áreas de Atuação
  • Blog
  • Depoimentos
  • Fale Conosco
por Provenzano Advogados

Regularização de Imóvel: Adjudicação Compulsória

Regularização de Imóvel: Adjudicação Compulsória
por Provenzano Advogados
Compartilhe

A Adjudicação Compulsória é a ação para regularização de imóvel que foi comprado, mas não foi escriturado em nome do novo comprador, o famoso contrato de gaveta, ou seja, na matrícula do imóvel ainda consta o nome do antigo proprietário.

Vários problemas podem advir desta situação de irregularidade, inclusive a perda do próprio imóvel, caso ele não seja regularizado a tempo. Por exemplo, se o vendedor morre e seus herdeiros arrolem o bem no inventário do falecido, muito provavelmente o comprador perderá o imóvel, ou se o antigo dono contrai dívidas e os credores penhorem o imóvel, neste caso também o novo comprador poderá perder o imóvel se não transferi-lo a tempo para seu nome. Ocorrendo a perda do imóvel, os novos proprietários futuramente ingressarão com uma ação de despejo contra os compradores, podendo cobrar destes inclusive alugueis pelo período em que permaneceram no imóvel. Outro ponto é que o imóvel não estará apto a venda, uma vez que o comprador não constará na matrícula como proprietário do mesmo. O prejuízo pode ser imenso.

Já para o vendedor, os prejuízos podem ser outros, como, por exemplo, recaírem dívidas de IPTU e condomínios sobre seu nome ou até mesmo outros débitos que estiverem relacionadas ao imóvel.

Logo, a situação de irregularidade pode acarretar em prejuízos tanto para o vendedor, quanto para o comprador, por isso a necessidade de regularizar o imóvel é sempre urgente.

A ação de adjudicação compulsória então é o instrumento adequado para os casos em que há a recusa ou impossibilidade de realizar a escritura de compra e venda, e, finalmente colocar o nome do comprador na matrícula do imóvel e finalizar com todos os possíveis prejuízos de se permanecer com o imóvel irregular.

Desta forma, havendo o contrato de compra e venda irretratável entre as partes (sem previsão de direito de arrependimento) e o comprovante de pagamento integral da compra, este será o caminho mais rápido, seguro e menos burocrático para regularização imobiliária, onde, no processo judicial se buscará a carta de adjudicação a ser expedida pelo Juízo.

Caso você possua um imóvel irregular e tenha a intenção de regularizá-lo busque um escritório que possua profissionais especialistas em direito imobiliário para adotar esta postura mais segura em relação ao seu patrimônio. Nosso escritório está apto a auxiliá-lo neste e em outros problemas relacionados ao direito imobiliário.

Artigo anteriorEmpréstimo Consignado ou Cartão de Crédito? Saiba se você caiu nesta armadilha.Próximo artigo VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE JÁ PAGOU UM BOLETO FALSO E PERDEU O DINHEIRO?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

#acaojudicial #advocacia #agronegocio #artigo #danosmorais #direitoagrário #direitodoconsumidor #emprestimo #imovel #judiciario #Justiça #lei #leis #pensaoalimenticia #produtorrural #SeguroRural cartão de crédito contrato covid-19 dano moral danos morais direito direito agrário direito bancário direitodafamilia Direito do Consumidor direito imobiliário direitos divórcio empréstimo consignado família fraude golpe indenização jurídico pandemia pensão problema com seguro seguradora seguro seguro de vida seguro rural seguros servidor público trabalho

Informação de contato

Rua Jurema, 140 – Vila Rica Campo Grande – MS, CEP 79022-190
(67) 3326-2476
leandro@provenzano.adv.brprovenzano.adv.br

Redes Sociais

© 2018 - 2024 Provenzano Advogados. Todos os direitos reservados.